Configurando grupos de suporte Odoo v12
Criando novos grupos de suporte
Por padrão, o módulo Helpdesk da Odoo vêm com um grupo de suporte pré cadastrado chamado Suporte.
Para criar novos grupos de suporte, pode-se acessar as configurações em Helpdesk ‣ Configuração ‣ Configurações ou selecionar um grupo já existente e ir em Configurações.
Dentro das configurações é possível criar um novo grupo clicando na opção Create new Helpdesk Teams.
Entrando nas Configurações de um grupo existente
Membros da Equipe
As primeiras configurações são o Nome, Descrição e Empresa do novo grupo de suporte a ser criado. Além disso, é possível atribui Membros da Equipe que serão notificados quando uma nova solicitação for recebida.
Pode-se escolher um método para distribuir novos tickets aos membros da equipe em Assignation Method, escolhendo-se:
Manualmente: Não define nenhum membro a um novo ticket, tornando manual a atribuição das solicitações.
Randomly: Atribui aleatoriamente os novos tickets dentre os membros da equipe.
Balanceado: Atribui novos tickets automaticamente levando-se em consideração o número de tickets por membro.
Configurando um novo grupo de suporte
Recebendo Tickets dos Clientes
Existem quatro maneiras de receber solicitações dos clientes no módulo de Helpdesk.
Pode-se escolher o Apelido de e-mail para o grupo de suporte que receberá as solicitações dos clientes. Por exemplo, e-mails enviados para o Apelido suporte@trustcode.com.br serão recebidos como novos tickets neste grupo de suporte.
Importante!
Para
fazer uso das funcionalidades de e-mails dentro do Odoo, deve-se
primeiro configurar os servidores de Entrada e Saída de e-mails.
Existe também a opção de envio de tickets através de um Formulário no Website. Esta opção deve ser selecionada caso a empresa também faça uso da plataforma de Websites
do Odoo. Ela disponibiliza uma nova página do site dedicada ao suporte,
onde o cliente pode preencher informações escolhidas e enviar um novo
ticket de suporte.
Configurações de Apelido de email, Conversação Live, Website Form e API
O campo Conversação Live habilita a comunicação instantânea via Chat quando um cliente acessa o Website do Odoo. Esta opção não cria novos ticket porém permite um contato rápido com os clientes diretamente através do site.
A última opção API é um pouco mais complexa e deve ser utilizada por desenvolvedores que querem comunicar o Helpdesk do Odoo com algum serviço pré existente.