Emitindo uma NFe no Odoo 11

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Com a Localização Brasileira desenvolvida pela Trustcode, é possível emitir Notas Fiscais Eletrônicas e Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas para diversos municípios. Veja abaixo as configurações necessárias no Odoo, para iniciar a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas quando estamos faturando Produtos.

Cadastro da Empresa

Como o envio de NFe tem comunicação direta com a Receita, é preciso que o cadastro da sua empresa esteja completo. Vá em Configurações ‣ Utilizadores e Empresas ‣ Empresas 

  • Nome da Empresa

  • Razão Social

  • CNPJ

  • Endereço

  • Logo

  • Inscrição Estadual

  • Certificado A1 Digital

Certificado Digital deve ser importado e depois aplicada a senha do mesmo. O cadastro dele fica no canto inferior na tela de cadastro da empresa. 

Importante!
Caso você utilize um ambiente multi-empresas no Odoo, cada empresa deve ter o seu próprio certificado digital cadastrado.

                                      Cadastro do Produto

                                      Agora no módulo Vendas ‣ Catálogo ‣ Produtos precisamos configurar nosso produto para que seja possível enviar uma NFe com ele incluso. As configurações necessárias são:

                                      • Referência interna

                                      • Nome do Produto

                                      • NCM

                                      • Tipo Fiscal

                                      Dica!
                                      As principais configurações relacionadas à envio de NFe estão na aba Faturamento

                                      Cadastro do Cliente

                                      Em Vendas ‣ Pedidos ‣ Clientes é crucial que o cadastro dos clientes esteja completo, pois assim como os dados do Emitente são verificados pela Receita também são verificados os dados dos clientes. Precisamos de:

                                      • Nome do Cliente

                                      • CNPJ/ CPF

                                      • Endereço

                                      • E-mail (Para que o Odoo possa enviar a Nota Fiscal e XML por e-mail)

                                      • Na aba Contabilidade, configure um Conta de Recebimentos e Conta de Pagamentos

                                                                                                             

                                                                                                            Definir uma série para o Documento Eletrônico

                                                                                                            A Série do Documento Fiscal define a numeração da nota fiscal junto à Receita. Precisamos criar uma série específica para emitir documentos. 

                                                                                                            No menu Contabilidade ‣ Configuração ‣ Configurações ‣ Série de Documento Fiscal podemos criar para este documento(Nota Fiscal Eletrônica).  Precisamos escolher no campo Documento Fiscal a nota eletrônica que estamos configurando.

                                                                                                            A Sequência Interna deve ser criada junto com a Série do Documento Eletrônico. É nesse campo que definimos qual será a sequência adotada e, qual será o Próximo Número de NF-e a emitir. Toda vez que for gerado um documento eletrônico do tipo Nota Fiscal Eletrônica o Próximo Número será incrementado.

                                                                                                             

                                                                                                            Emitindo uma NF-e

                                                                                                            Para emitirmos uma NF-e, precisamos inicialmente validar uma Fatura. No Odoo, quando validamos uma fatura que possui como Documento Produtos o documento Nota Fiscal Eletrônica um documento eletrônico será gerado. O tipo de documento pode ser atribuído à uma posição fiscal, dessa forma sempre que usarmos aquela posição fiscal para a fatura o sistema saberá que àquela fatura vai gerar documento eletrônico.

                                                                                                            - Na aba Outras Informações da fatura deve ser preenchido o campo Documento produtos. Esse campo não pode ser esquecido, pois é nele que você deve colocar o tipo de documento "Nota Fiscal Eletrônica". O campo Série Produtos deve ser preenchido com a série que criamos para o documento eletrônico anteriormente.

                                                                                                            Validação

                                                                                                            A mensagem referenciando a Situação 100 e Nota Fiscal emitida com sucesso aparecerá no documento eletrônico emitido caso ele tenha sido registrado na Receita sem nenhuma rejeição. O sistema também retorna códigos de Rejeição do SEFAZ, para corrigir basta refazer o processo ou abra um chamado no nosso Suporte para soluções rápidas.

                                                                                                            Situação: 100

                                                                                                            Mensagem: Nota fiscal emitida com sucesso

                                                                                                            Importante!
                                                                                                            Independente do retorno da Receita, o sistema armazena na aba Anexos todos os documentos emitidos (XML da NF-e, XML de Cartas de correção e outros tipos de retorno).


                                                                                                            Este documento te ajudou?

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