Lançamento de Diário
DESCRIÇÃO:
Os lançamentos de diário são os registros financeiros que são efetuados com a validação de uma entrada ou saída dentro do sistema.
A dinâmica dos lançamentos funciona em conjunto com o conceito de partidas dobradas da contabilidade, onde o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito. Ou seja, não há devedor sem credor correspondente. A todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa. Se aumentar de um lado, deve consequentemente aumentar do outro lado também.
Isso facilita a rastreabilidade do seu diário e o seu controle financeiro ao fazer a gestão das suas contas a receber e contas a pagar.
1. Criando lançamentos contábeis:
Existem dois caminhos no Odoo para que seja efetuado um lançamento contábil, conforme abaixo:
Lançamento via diário: Esse tipo de lançamento é o mais utilizado no dia-a-dia do seu fluxo financeiro, onde ao “Validar” um documento dentro de algum diário é confirmado um lançamento.
*Exemplo de uma fatura valIdada:
*Exemplo de um lançamento:
Lançamento manual: Por esse caminho, você pode criar manualmente o lançamento de diário indo em “Conselheiro -> Lançamentos de Diário” e depois clicando no botão “Criar”.
*Exemplo de ação:
2. Entendo os lançamentos contábeis:
Como os lançamentos funcionam como um registro de origem dos seus documentos financeiros confirmados, possuindo alguns campos que são preenchidos e que servem como referências para relatórios e controles financeiros dentro do Odoo.
Nome: Referência de origem do lançamento. Quando criado automaticamente esse campo é preenchido com o código da fatura.
*Exemplo: NF/2018/044
Data: Data da validação do lançamento.
Referência: Documento de origem anterior a validação do lançamento.
*Exemplo: Caso um lançamento tenha um documento de origem relacionado a uma cotação, ele terá um código “SOx” preenchido.
Diário: Diário de origem do lançamento.
Empresa: Empresa no qual se referencia o lançamento.
Conta: Esse é o campo que representa a conta contábil (definido no seu plano de contas) no qual esse lançamento será agrupado.
*Exemplo de um lançamento e suas contas contábeis. Cada linha representa um item que é incorporado a uma única conta contábil.
Parceiro: Parceiro vinculado a cada item
Rótulo: Esse campo referência a descrição de cada item.
*Exemplo: Se o lançamento for de um produto, o campo “Rótulo” será preenchido com a descrição do mesmo.
Modo de pagamento: Qual o modo de pagamento escolhido para esse item.
Fatura: Referência de origem de cada item.
Débito: Valor em débito previsto em cada item
Crédito: Valor em crédito previsto em cada item
*Lembrando: A soma dos itens de débito SEMPRE deverá ser igual a soma dos itens de crédito. Para todo lançamento contábil, existe alguém que recebe um valor, e outra que paga um valor.
Observações importantes:
Todo lançamento precisa OBRIGATORIAMENTE de um diário vinculado. Isso permite você rastrear seu dinheiro, quando quiser cobrar um recebimento de um cliente ou descobrir da onde surgiu uma despesa, por exemplo.
Todo lançamento precisa de uma referência, alguma anotação escrita que permita deduzir a origem do seu lançamento.
3. Relatórios e discriminação:
Como explicado acima, cada lançamento contábil registrado possui um número de itens, que por conseguinte, é agrupado em contas contábeis gerando relatórios dinâmicos dentro do Odoo.
Realizando lançamentos de forma correta, você consegue ficar a par da saúde financeira da sua organização de forma assertiva. Pelo menu “Relatórios -> Balanço” é possível visualizar o saldo de cada uma das suas contas contábeis, assim como seus ativos e passivos.
*Exemplo de um balanço patrimonial: