Como ativar a etapa de prospectos no CRM
Por padrão, o sistema trabalha somente com oportunidades no Funil de Vendas. É possível criar uma etapa anterior às oportunidades, a Prospecção. Desta maneira podemos filtrar os diferentes tipos de e-mails recebidos pelo time de vendas como por exemplo Spams e outros e-mails automáticos. Os prospectos são recebidos através dos e-mails cadastrados nos diferentes Canais de Vendas.
Configurações
Para habilitar a etapa inicial às oportunidades, basta marcar acessar o menu CRM ‣ Configuração ‣ Configurações e habilitar a opção Prospectos.
Esta opção habilita o menu na tela inicial Funil de Vendas ‣ Prospectos e lá pode se visualizar todas as solicitações que entram de alguma maneira no sistema.
Por padrão esta configuração é aplicada a todos os canais de vendas. É possível torná-la mais específica para alguns canais somente em suas respectivas configurações.
Cadastrando um Prospecto
Prospectos podem ser cadastros manualmente dentro do menu Funil de Vendas ‣ Prospectos.
O cadastro dos prospectos é relativamente simples. Primeiramente pode-se adicionar um Título ao prospecto e os dados básicos do cliente como Endereço, Nome da Empresa, E-mail e Telefone. É possível também definir o Vendedor, o Canal de Vendas, atribuir um nível de Prioridade ()e adicionar Marcadores personalizados.
Formulário de Cadastro de Prospectos
Importante!
É possível cadastrar um apelido de e-mail para os prospectos nas
configurações do Canal de Vendas. Desta maneira, qualquer e-mail enviado
à este apelido irá cadastrar um novo prospecto para aquele Canal. Saiba
mais em Receber Prospectos por E-mail
Convertendo para Oportunidades
Assim que for detectado um prospecto que se alinhe com o interesse da empresa, este prospecto pode ser transformado em uma oportunidade para poder ser tratado no funil de vendas como as demais oportunidades do canal de vendas.
Na visão de formulário do prospecto é possível clicar no botão Converter para Oportunidade.
A janela de conversão apresenta algumas possibilidades de configuração da oportunidade criada. Pode-se vincular um prospecto a uma nova oportunidade ou uma já existente, pode-se atribuir um novo vendedor e um novo canal de vendas e também é possível cadastrar o cliente do prospecto a algum contato já existente no Odoo.
Janela de Conversão de Oportunidades
Assim que for criada a oportunidade, um e-mail irá notificar o Vendedor que fora atribuído a ele uma nova oportunidade. Caso seja selecionada a opção de Criar um novo cliente, o sistema pegará os dados cadastrados no prospecto e criará um contato automaticamente no módulo de Contatos.