Como configurar os canais de vendas

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No Odoo é possível trabalhar com diversos times ou, Canais de Vendas com suas respectivas configurações. Os times de venda são utilizados no módulo de CRM para gerir prospectos e oportunidades, no módulo de Vendas para envio de cotações e no módulo de Faturamento.


Configurações

Para criar um novo canal ou ajustar os canais existentes, acesse CRM ‣ Configuração ‣ Canais de Vendas.


Acessando as configurações dos Canais de Vendas.


Após definir o Título do Canal de Vendas, pode-se selecionar três preferências:

 Cotações Marcar quando o canal for do tipo Vendas, neste caso habilita o envio de cotações pelo canal

 Funil de Vendas Marcar esta opção significa que o Canal de Vendas irá gerir oportunidades

 Prospectos Marcar esta opção significa que o Canal de Vendas terá uma etapa de prospectos antes das oportunidades


Aqui vai a legenda da sua imagem.


O Tipo do Canal possui Vendas ou Site como opções. O canal do tipo Vendas é o canal que será utilizado para gerir cotações e ordens de vendas, já o tipo Site oferece apenas a confirmação do pedido como opção, não sendo possível enviar cotações.

O usuário que cria o canal de vendas é atribuído como Líder ao Canal.

Membros da Equipe podem ser adicionados no campo atribuído. Toda vez que um membro da equipe cria um documento por exemplo uma oportunidade, o Canal de Vendas é automaticamente preenchido. Desta maneira pode-se consolidar diferentes documentos de diferentes membros para visualização de relatórios. Membros da Equipe podem ver somente os seus documentos e não podem ver os documentos de todo o time.


Painel do Canal de Vendas

O módulo de CRM possui uma visão de Painel em CRM ‣ Relatórios ‣ Canais de Vendas. No painel é possível obter informações gerais com relação ao desempenho de um determinado canal de vendas.

 

Exemplo de Painel de um Canal de Vendas.


As configurações deste painel podem ser administradas nas configurações do canal de vendas na seção Painel. Pode-se definir um valor alvo para as vendas do mês corrente. Esta informação aparece na parte inferior do painel do canal de vendas.


Configuração dos Gráficos no Painel do Canal de Vendas.


Além disso, é possível personalizar o tipo de gráfico do canal de vendas. Pode-se visualizar cotações ou faturas, agrupar por estágio ou por data que é esperada o fechamento da venda. Estas configurações são voltadas para o nível gerencial da equipe comercial da empresa e podem ser alteradas para satisfazer as necessidades gerenciais.



Seguidores do Canal

É possível configurar o canal para que todos os seus membros sejam notificados quando há a criação de novas oportunidades em seu canal. Deve-se salientar que os membros do canal devem possuir permissão para visualizar os documentos de outros membros. Este tipo de configuração pode ser editado nas configurações do Usuário.

Para fazer esta configuração dos seguidores automáticos, basta atribuir seguidores padrão ao canal de vendas clicando no ícone próximo às mensagens 

Adicionando seguidores padrão ao canal de vendas.


As configurações individuais para cada seguidor podem ser acessadas clicando-se no ícone . Desta maneira, pode-se atribuir diferentes padrões para os diferentes seguidores do canal. Se estes seguirão todas as discussões envolvidas nas oportunidades, se serão notificados quando a oportunidade foi ganha ou perdida, se a cotação foi enviada, entre outros.


Preferências de um seguidor do Canal de Vendas.


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