Como configurar regras de estoque mínimo

1316 visualizações
Pelo Odoo é possível definir estratégias de estoque para o seu inventário, o que possibilita que automaticamente sejam criadas demandas de compras periódicas a partir de regras de estoque mínimo para cada um dos seus produtos dentro do sistema. 

Configuração

Antes de configurar as regras é necessário que você acesse, primeiro, o menu Inventário ‣ Configurações e defina sua estratégia para reserva de estoque. Nesse caso, marque a opção "Manualmente ou baseada em agendamentos automáticos".

Escolha sua estratégia para reserva de estoque.

Criando regras para cada produto

Com a configuração habilitada, acesse o cadastro do produto e clique em Regras de Recompra para criar uma regra.

Acesse o menu de Regras de Recompra.

Dentro do menu de Regras de Recompra, clique em Criar e preencha alguns campos importantes.

Nome: Referência da regra, que geralmente possui a sigla "OP/" e um número sequencial.

Produto: Qual produto está vinculado a regra.

Quantidade Mínima: Qual a quantidade mínima para que o Odoo comece a agendar novas demandas de compra.

Quantidade Máxima: Qual a quantidade máxima para que o Odoo pare de agendar novas demandas de compra.


Regra de recompra exemplo.

Ainda no cadastro do produto, também é necessário a configuração de um fornecedor para que seja vinculado a Solicitação de Compra. Apenas selecione o fornecedor, o produto e um preço para que seja habilitado.

Cadastrando um fornecedor.

Agendando as demandas de compras

Após realizar as configurações acima, existem dois caminhos para que seja ativado essa reserva de estoque mínimo: Manual e Automático.

A forma Manual acontece pelo menu Inventário ‣ Operações ao clicar no botão Executar Agendador.

Executando agendador.

A forma Automática acontece via ação agendada dentro do menu Configurações ‣ Técnico ‣ Automação ‣ Ações Agendadas e que é executada diariamente, conforme o campo Próxima Data de Execução.

Ação agendada que ativa a regra de estoque mínimo.

Independente de qual caminho você utilizar para que seja ativado a reserva de estoque mínimo, o Odoo irá verificar duas informações antes de criar a demanda de compra:

Quais produtos possuem Regras de Recompra;
  E quais desses produtos estão com seus respectivos estoques abaixo do mínimo programado.

Caso a duas informações acima sejam verdadeiras, será criado uma Solicitação de Compra com a quantidade necessária para que o estoque fique no mínimo e com uma referência no campo Documento de Origem, conforme abaixo.

Solicitação de Compra criada a partir da regra de estoque mínimo.

Fique atento!
Cuidado na hora de programar regras de recompra pois o Odoo roda a ação agendada DIARIAMENTE e se você não prestar atenção em dar entrada das reservas automáticas no estoque ou não desativar o agendamento automático, o mesmo continuará criando seguidas novas reservas. 

Importante!
Caso não seja dada entrada no estoque dessa solicitação de cotação, o Odoo continuará criando novas reservas enquanto você não atualizar o seu estoque.


Este documento te ajudou?

Precisa de mais ajuda?

Contate o Suporte