Como realizar um reembolso

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Pelo Odoo é possível criar créditos em valor para determinados clientes para que depois possam ser alocados em qualquer fatura vinculada ao mesmo.


Criando um reembolso

Digamos que você tenha confirmado uma fatura para um determinado cliente, e por algum motivo houve o cancelamento do serviço/produto ofertado e você precise devolvero valor que está em aberto dentro do sistema, pois já não se configura mais como uma cobrança.

Para efetuar essa operação, acesse a fatura em questão (pode ser pelo menu Janelas e menus: Faturamento ‣ Faturas de Clientes) e clique no botão Reembolso.

Clique no botão "Reembolso".


Após clicar no botão será habilitado algumas funções e campos a serem configurados antes de confirmar esse crédito a fatura:


  Criar uma nota de crédito: Cria uma nota em provisório sem reconciliar

  Cancelar: criar nota de crédito e reconciliar: Cria uma nota e reconcilia automaticamente com a fatura.

  Modificar: criar nota de crédito, reconciliar e criar um novo rascunho de fatura: Cria uma nota, reconcilia automaticamente com a fatura, e posteriormente, cria uma nova fatura.


Motivo: Campo para referenciar um registro do por quê da criação da nota de crédito.

Data de Nota de Crédito: Data em que foi realizado o reembolso.


Exemplo de configuração do reembolso.


Verificando notas de crédito

Dentro do menu Faturamento ‣ Vendas ‣ Notas de Crédito ao Consumidor é possível visualizar todas as notas de reembolso criadas no sistema e a quais faturas pertencem, conforme abaixo.

Menu de nota de crédito.


Nota de crédito valida e dado baixa na fatura.

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