Criar e Configurar um Projeto
Dentro do módulo de Projetos, você consegue criar e configurar projetos para diferentes fins dentro da sua organização. Você pode criar projetos diferentes para cada cliente ou então projetos diferentes para cada área dentro da sua empresa.
Criando e configurando um projeto
Acessando Projetos ‣ Criar podemos manualmente criar um novo projeto dentro do Odoo. O primeiro formulário que precisa ser configurado contém algumas informações básicas do projeto, como nome e endereço de e-mail.
Importante!
As configurações que envolvem Apelidos de e-mail devem possuir servidores de saída e entrada de e-mails cadastrado no Odoo. Para saber mais como realizar esta configuração dos servidores clique aqui
![](/web/image/65551/Screenshot%20from%202019-02-15%2010-47-41.png?access_token=a1d77f59-72a3-4cb4-855c-0418fbdf0aca)
Após preencher essa tela inicial, clique em Criar & Editar para que seja criado o projeto e seja passado para as configurações avançadas.
![](/web/image/65552/Screenshot%20from%202019-02-15%2010-51-14.png?access_token=5283b370-646f-4f50-87e4-6afd748bda37)
Nome das tarefas
Título que será dado as tarefas que foram criadas dentro desse projeto, o padrão é Tasks porém podemos alterar para qualquer outra coisa que possa ser uma tarefa neste projeto.Gerente do Projeto
Selecione o responsável interno por gerenciar o projeto.Privacidade
Selecione uma das três opções para definir a regra de acesso ao projeto. Somente sob convite, Visível para todos os empregados, Visível para os seguintes clientes.Somente sob convite
Este projeto irá ficar escondido para a maioria dos funcionários e só quem pode visualizá-lo são os parceiros convidados. Este controle é realizado através dos Seguidores do projetoVisível para todos os empregados
Todos os funcionários podem visualizar este projetoVisível para os seguintes clientes
Funcionários veem tudo e, caso tenha o módulo de Website, os usuários de portal podem ver este projeto e suas tarefas internas.
Cliente
Caso o projeto seja relacionado diretamente a um cliente especifico, selecione o mesmo para poder direcionar sua comunicação a esse contato, como envio de e-mails nas tarefas. Toda a tarefa nova que é criada neste projeto é vinculada a este cliente.
Algumas configurações extras
A criação do projeto é relativamente simples, não temos muitos cadastros para realizar. Podemos acessar o menu Projeto ‣ Configuração ‣ Configurações para ativar algumas configurações extras nos projetos.
![](/web/image/65553/Screenshot%20from%202019-02-15%2011-01-48.png?access_token=0aa2b355-7d2a-4a23-b5c8-5819b0543c0d)
Configurações extras para o módulo de projetos.
Sub-Tarefas
Essa configuração permite que sejam criadas sub-tarefas (filhas) vinculadas a tarefas (pais) para melhor controle e organização do projeto. Para saber como isto funciona clique aqui
Avaliação de Tarefas
Essa configuração permite enviar uma avaliação para os clientes assim que a tarefa for finalizada, deste modo podemos mensurar o índice de satisfação dos clientes com a execução das tarefas do projeto. Para enviar o e-mail automaticamente precisamos configurar um Modelo de Email no Estágio de conclusão das tarefas no menu Projetos ‣ Configuração ‣ Configurações ‣ Estágios (somente no modo desenvolvedor).
![](/web/image/65557/Screenshot%20from%202019-02-15%2011-13-25.png?access_token=d37bafac-0fd1-48a3-a101-4bfbfbd51cf9)
Email padrão do Odoo para avaliação das tarefas
Previsões (versão enterprise)
Essa configuração permite que você possa traçar uma previsão com uma data de inicio e fim do projeto. É adicionado um menu no módulo Projetos ‣ Previsão que podemos visualizar um gráfico de Gantt por tarefa ou por usuário.
![](/web/image/65558/Project-Forecast.png?access_token=3b2bb5d4-b0a6-47b6-a359-adc275cc9268)
Gráfico de Gantt por Funcionário
Planilha de Horas
Essa configuração permite que as pessoas que estão trabalhando nesse projeto possam apontar horas trabalhadas em cada tarefa interna.