Getting Started: Como iniciar suas operações no Odoo
Cadastro da sua empresa
Acessando o menu:
Configurações Utilizadores e Empresas Empresas
Cadastro da empresa
Endereço: O endereço é campo obrigatório para emissão de nota fiscal. Além disso, é utilizado para preencher diversos no sistema.
CNPJ: Campo obrigatório para emissão de nota fiscal.
Moeda: A moeda padrão é USD (Dólar Americano). Mude para a moera em que será realizado o faturamento. No caso deste manual BRL (reais).
Importante!
Lembrando que dependendo das operações da sua empresa, outros campos no cadastro da empresa serão necessários, como Registro de Empresa; Inscrição Estadual e Municipal, entre outros.
Certificado Digital e Dados Fiscais
O certificado digital é o documento que autentifica a empresa no meio digital. Ela possibilita o envio da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) gerada dentro do sistema Odoo para a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ). Para adicionar o certificado é necessário inserir o arquivo e a senha dentro do cadastro da empresa.
Atenção!
O certificado deve constar como Válido e não Expirado!
Usuários
O Odoo inicia sempre um único usuário, chamado Administrador. Tal usuário é reservado para manutenção e desenvolvimento. Com o propósito da utilização do sistema devem ser configurados novos usuários. Isso é possível acessando: Configurações Utilizadores e Empresas Usuários
Nesta página é possível confirmar permissões para determinados módulos, além de hierarquias e funções. Tais configurações devem ser realizadas com atenção de forma que consiga atender a futura rotina de trabalho.
Cadastro do usuário
Plano de Contas
O plano de contas é parte essencial para que os lançamentos financeiros aconteçam da forma correta. Além de ser utilizado na definição de parâmetros para a criação de Produtos, Parceiros e Documentos financeiros dentro do Odoo. Desta forma, sua configuração é OBRIGATÓRIA.
A configuração do plano de contas está acessível em: Faturamento Configurações Configurações Localização Fiscal
Aqui vai a legenda da sua imagem.
Importante!
No caso da existência de um plano de contas próprio, a escolha deve ser pelo Plano de Contas Simplificado, já as personalizações devem ser realizadas posteriormente, conforme o manual Personalizando o Plano de Contas.
Importação de Clientes e Parceiros
Com todas as configurações em dia, a base está quase pronta para iniciar a instalação e de módulos adicionais e operação. Neste momento existe a opção de importar o cadastro de Produtos e Parceiros para dentro do sistema.
Para isso, deve ser acessado o menu Produtos Importar ou Contatos Importar - de acordo com o cadastro que será importado - No menu produtos/contatos deve ser inserida uma planilha (de acordo com os campos que serão importados) e somente após o botão Importar deve ser utilizado.
Exemplo importação de contatos