Introdução ao CRM

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CRM, do termo em inglês Customer Relationship Management, ou em português Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente que reúne vários processos e atividades de uma forma organizada e integrada.

O módulo de CRM do Odoo traz recursos e funcionalidades visuais para gerir prospectos e oportunidades e otimizar as vendas. Nele é possível gerenciar prospectos, transformá-los em oportunidades, organizar um funil de vendas com etapas definidas e agendar atividades para o time de vendas.  


Funil de Vendas

Na primeira tela do módulo é possível ver seu Funil de Vendas e suas Oportunidades. A visão chama-se kanban, onde é possível visualizar diferentes colunas que contém os estágios para qualificação das oportunidades.


Utilizando o Funil de Vendas no CRM


As oportunidades podem ser movimentadas entre as colunas do funil de vendas e cada coluna, ou como chamamos, estágios, é pré definida pelo usuário. Para configurar a ordem em que as colunas aparecem e quais são elas, basta configurá-las em CRM ‣ Configuração ‣ Estágios. Mas lembre-se, as colunas são comuns para todos os usuários do módulo de CRM.


Canais de Vendas

O módulo de CRM pode ser organizado através de diferente Canais de Vendas, que trabalham como times de vendas responsáveis pela gestão e conversão de prospectos. Cada Canal de Vendas possui um líder do canal, um apelido de e-mail e seus membros. Os emails enviados para o apelido do canal irão criar prospectos/oportunidades para aquele canal.


Canal de Vendas chamado Europa com Apelido de e-mail comercial@empresa.com.br


Prospectos e Oportunidades

Por padrão, o sistema mostra todas as oportunidades no Funil de Vendas. É possível criar uma etapa anterior às oportunidades, a Prospecção. Desta maneira podemos filtrar os diferentes tipos de e-mails recebidos pelo time de vendas como por exemplo Spans. Os prospectos são recebidos através dos e-mails cadastrados nos diferentes Canais de Vendas. 


Atividades

No Odoo é possível atribuir atividades em quase todos os documentos e módulos. O CRM não é diferente. Os diferentes tipos de atividades podem ser cadastrados em Configuração ‣ Tipos de Atividades. Cada atividade pode inclusive possuir uma próxima atividade sugerida, desta maneira definindo um fluxo constante de atendimento ao possível cliente. 

As atividades aparecem no Funil de Vendas através de um ícone  e sua identificação colorida caso o prazo para a atividade esteja vencendo ou atrasado.

 

Visualizando as atividades do dia as próximas ações


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