Reembolsando faturas de clientes/fornecedores
Criando um reembolso
Digamos que você tenha confirmado uma fatura para um determinado cliente, e por algum motivo houve o cancelamento do serviço/produto ofertado e você precise devolvero valor que está em aberto dentro do sistema, pois já não se configura mais como uma cobrança.
Para efetuar essa operação, acesse a fatura em questão (pode ser pelo menu Janelas e menus: Faturamento ‣ Faturas de Clientes) e clique no botão Reembolso.
Clique no botão "Reembolso".
Após clicar no botão será habilitado algumas funções e campos a serem configurados antes de confirmar esse crédito a fatura:
Criar uma nota de crédito: Cria uma nota em provisório sem reconciliar
Cancelar: criar nota de crédito e reconciliar: Cria uma nota e reconcilia automaticamente com a fatura.
Modificar: criar nota de crédito, reconciliar e criar um novo rascunho de fatura: Cria uma nota, reconcilia automaticamente com a fatura, e posteriormente, cria uma nova fatura.
Motivo: Campo para referenciar um registro do por quê da criação da nota de crédito.
Data de Nota de Crédito: Data em que foi realizado o reembolso.
Exemplo de configuração do reembolso.
Verificando notas de crédito
Menu de nota de crédito.