Criando Tarefas e Projetos a partir da Cotação

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No Odoo pode-se configurar para que sempre que uma cotação for confirmada, um novo projeto seja criado para que os serviços vendidos possam ser executados dentro do módulo de projetos. Esta ferramenta é utilizada para empresas que prestam serviços e que precisam contabilizar as horas gastas em determinadas atividades.

Cadastro do Serviço

A primeira configuração que se faz necessária é criar um Serviço dentro do Odoo e configurar para que este serviço crie alguma tarefa ou algum projeto no módulo de Projetos.

No cadastro de produtos, na aba Faturamento é possível escolher um tratamento relacionado à geração das faturas em Invoice based on e ajustar a integração com o módulo de projetos em Service Tracking.

Aba faturamento no cadastro de serviços

Importante!
As configurações de Service Tracking só são disponíveis para produtos com tipo Serviço. Pode-se alterar um tipo de um determinado produto acessando a aba Informações Gerais do produto. Geralmente o controle de horas nas tarefas é utilizado quando a unidade de medida do serviço for Horas.

Service Tracking ajusta como aquele serviço será vendido e como se dará a integração com o módulo de projetos. Pode-se escolher se o serviço vendido irá abrir uma tarefa ou um projeto por exemplo. Pode-se escolher uma de quatro configurações:

  • Don't create task
    Esta opção não vincula o módulo de projetos à venda do serviço. 

  • Create a task in an existing project
    Ao selecionar esta opção, o Odoo irá perguntar qual o projeto em que novas tarefas serão criadas a medida que este serviço for vendido. A tarefa é criada com um título SO002: Nome do Serviço

  • Crie uma tarefa num novo projeto
    Se selecionada, o serviço vendido irá gerar uma tarefa nova em um novo projeto.

  • Crie um novo projeto mas não a tarefa
    Esta opção cria um projeto em branco sempre que o serviço for vendido. 

A criação de tarefas ou projetos é realizada ao se confirmar uma cotação e transformá-la em ordem de vendas. O sistema verifica a configuração de cada uma das linhas, caso existam vários serviços com a configuração Criar uma tarefa num novo projeto, todos eles serão criados em um mesmo projeto.

É possível verificar a criação dos projetos e tarefas na parte superior da ordem de vendas.

Project Overview e Tarefas criadas através de uma cotação

Todas as tarefas criadas através desta integração, vinculam o campo Quantidades Solicitadas da cotação ao campo Horas Planejadas Inicialmente na tarefa do módulo de projetos.  No exemplo abaixo, a cotação confirmada foi de 15:00 de um serviço.

Exemplo de 15:00 Planejadas Inicialmente


Invoice based on

As opções no campo Invoice based on ajustam a maneira que os serviços são faturados no sistema. Por padrão a fatura copia as quantidades vendidas do serviço do documento que originou ela, como uma ordem de venda por exemplo. Com este módulo instalado, é possível modificar este padrão através de uma de três configurações:

  • Quantidades Solicitadas: Esta é a opção padrão para os serviços. Quando é gerada uma fatura através de uma ordem de venda por exemplo, o sistema utiliza as Quantidades Solicitadas na cotação para criar a fatura.

  • Registro de horas nas tarefas: Com esta opção ativada, o sistema irá verificar quantas horas foram realizadas na tarefa daquele serviço e irá faturar as Horas Gastas na tarefa.

  • Milestones: Com esta opção, é necessário atribuir uma Quantidade Entregue manualmente na cotação para conseguir gerar uma fatura.


Caso o serviço tenha sido configurado como Registro de horas nas tarefas porém não foram registradas horas na tarefa, ou Milestones porém sem Quantidades Entregues o sistema irá apresentar uma mensagem de erro Não existe nenhuma linha faturável.


Fluxo completo de Projetos com Vendas

Abaixo temos um vídeo sobre como funciona esse fluxo desda confirmação de venda do serviço até o controle de custos/receita desse projeto, conforme:

 
 


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