Criando Tarefas e Projetos a partir da Cotação
No Odoo pode-se configurar para que sempre que uma cotação for confirmada, um novo projeto seja criado para que os serviços vendidos possam ser executados dentro do módulo de projetos. Esta ferramenta é utilizada para empresas que prestam serviços e que precisam contabilizar as horas gastas em determinadas atividades.
Cadastro do Serviço
A primeira configuração que se faz necessária é criar um Serviço dentro do Odoo e configurar para que este serviço crie alguma tarefa ou algum projeto no módulo de Projetos.
No cadastro de produtos, na aba Faturamento é possível escolher um tratamento relacionado à geração das faturas em Invoice based on e ajustar a integração com o módulo de projetos em Service Tracking.
Aba faturamento no cadastro de serviços
Importante!
As configurações de Service Tracking só são disponíveis para produtos com tipo Serviço. Pode-se alterar um tipo de um determinado produto acessando a aba Informações Gerais do produto. Geralmente o controle de horas nas tarefas é utilizado quando a unidade de medida do serviço for Horas.
Service Tracking ajusta como aquele serviço será vendido e como se dará a integração com o módulo de projetos. Pode-se escolher se o serviço vendido irá abrir uma tarefa ou um projeto por exemplo. Pode-se escolher uma de quatro configurações:
Don't create task
Esta opção não vincula o módulo de projetos à venda do serviço.Create a task in an existing project
Ao selecionar esta opção, o Odoo irá perguntar qual o projeto em que novas tarefas serão criadas a medida que este serviço for vendido. A tarefa é criada com um título SO002: Nome do ServiçoCrie uma tarefa num novo projeto
Se selecionada, o serviço vendido irá gerar uma tarefa nova em um novo projeto.Crie um novo projeto mas não a tarefa
Esta opção cria um projeto em branco sempre que o serviço for vendido.
A criação de tarefas ou projetos é realizada ao se confirmar uma cotação e transformá-la em ordem de vendas. O sistema verifica a configuração de cada uma das linhas, caso existam vários serviços com a configuração Criar uma tarefa num novo projeto, todos eles serão criados em um mesmo projeto.
É possível verificar a criação dos projetos e tarefas na parte superior da ordem de vendas.
Project Overview e Tarefas criadas através de uma cotação
Todas as tarefas criadas através desta integração, vinculam o campo Quantidades Solicitadas da cotação ao campo Horas Planejadas Inicialmente na tarefa do módulo de projetos. No exemplo abaixo, a cotação confirmada foi de 15:00 de um serviço.
Exemplo de 15:00 Planejadas Inicialmente
Invoice based on
As opções no campo Invoice based on ajustam a maneira que os serviços são faturados no sistema. Por padrão a fatura copia as quantidades vendidas do serviço do documento que originou ela, como uma ordem de venda por exemplo. Com este módulo instalado, é possível modificar este padrão através de uma de três configurações:
Quantidades Solicitadas: Esta é a opção padrão para os serviços. Quando é gerada uma fatura através de uma ordem de venda por exemplo, o sistema utiliza as Quantidades Solicitadas na cotação para criar a fatura.
Registro de horas nas tarefas: Com esta opção ativada, o sistema irá verificar quantas horas foram realizadas na tarefa daquele serviço e irá faturar as Horas Gastas na tarefa.
Milestones: Com esta opção, é necessário atribuir uma Quantidade Entregue manualmente na cotação para conseguir gerar uma fatura.
Caso o serviço tenha sido configurado como Registro de horas nas tarefas porém não foram registradas horas na tarefa, ou Milestones porém sem Quantidades Entregues o sistema irá apresentar uma mensagem de erro Não existe nenhuma linha faturável.