Definindo um Plano de Contas
Uma das etapas mais importantes na configuração do sistema Odoo é a definição de um Plano de Contas. Podemos fazer a inclusão de um plano de contas personalizado, porém é necessário primeiro definir um plano de contas padrão dentro do sistema para que certas configurações automáticas sejam acionadas.
Ativando um Plano de Contas
Mesmo se a intenção é fazer a importação de um plano de contas já existente, o procedimento recomendado é instalar o plano de contas pré instalado no Odoo: Plano de Contas Simplificado Brasil.
No momento que é selecionado este plano de contas, o Odoo cadastra algumas contas por padrão (como por exemplo nas categorias de produtos e cadastro de clientes) e evita assim a configuração manual destas contas.
No módulo de Faturamento em Faturamento ‣ Configuração ‣ Configurações ‣ Fiscal Localization e selecione um dos planos de contas presentes no sistema.
Módulos: Depende da instalação dos seguintes módulos: br_coa_simple
Configurações dentro do módulo de Faturamento
Configurações realizadas
Agora que já instalamos um plano de contas. O sistema realiza alguns cadastros para nós:
Contas de Recebimento e Pagamento de Clientes:
Todo contado cadastrado no sistema, agora virá com as contas de Recebimento e de Pagamento já configuradas.
Contas de Receita e Despesa:
Nas categorias de produtos agora estão presentes as contas de Receita e Despesa para esta categoria, geralmente aplica-se a categoria Todos
Importante!
Para saber como importar um plano de contas próprio veja também Personalizando o Plano de Contas