Definindo um Plano de Contas

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Uma das etapas mais importantes na configuração do sistema Odoo é a definição de um Plano de Contas. Podemos fazer a inclusão de um plano de contas personalizado, porém é necessário primeiro definir um plano de contas padrão dentro do sistema para que certas configurações automáticas sejam acionadas.

Ativando um Plano de Contas

Mesmo se a intenção é fazer a importação de um plano de contas já existente, o procedimento recomendado é instalar o plano de contas pré instalado no Odoo: Plano de Contas Simplificado Brasil.

No momento que é selecionado este plano de contas, o Odoo cadastra algumas contas por padrão (como por exemplo nas categorias de produtos e cadastro de clientes) e evita assim a configuração manual destas contas.

No módulo de Faturamento em Faturamento ‣ Configuração ‣ Configurações ‣ Fiscal Localization e selecione um dos planos de contas presentes no sistema.

Módulos: Depende da instalação dos seguintes módulos: br_coa_simple

Configurações dentro do módulo de Faturamento

Configurações realizadas

Agora que já instalamos um plano de contas. O sistema realiza alguns cadastros para nós:

Contas de Recebimento e Pagamento de Clientes:
Todo contado cadastrado no sistema, agora virá com as contas de Recebimento e de Pagamento já configuradas.


Contas de Receita e Despesa:
Nas categorias de produtos agora estão presentes as contas de Receita e Despesa para esta categoria, geralmente aplica-se a categoria Todos


Importante!
Para saber como importar um plano de contas próprio veja também Personalizando o Plano de Contas


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