Cobrando pagamentos atrasados Odoo v12
Para que seja feito a cobrança de clientes com pagamentos em atraso, utiliza-se uma função dentro do módulo de Faturamento, chamado Situação de Cliente. Essa funcionalidade é apenas disponível na versão do Odoo Enterprise.
Situação do Cliente
![](https://www.trustcode.com.br/web/image/59119/situa%C3%A7%C3%A3odocliente.png?access_token=5c387ba9-88a9-47ba-b8ad-b3e52e941534)
Cliente com faturas em atraso.
Enviando e-mail para clientes inadimplentes
Para
enviar e-mails de cobrança para determinados clientes, primeiro escreva
um template de mensagem para o seu e-mail e depois apenas clique no
botão Enviar por E-mail.
![](https://www.trustcode.com.br/web/image/59120/enviaremailcobran%C3%A7a.png?access_token=3291824a-6f1c-44ef-ae35-bed455577eec)
Envio de e-mail para cobrança.
![](https://www.trustcode.com.br/web/image/59121/notanoclientecobran%C3%A7a.png?access_token=ed6ce3be-7e57-47cd-8ef1-ef67e8d7e911)
Nota no cadastro do cliente que confirma envio de e-mail.
Também é possível acessar o histórico de e-mails enviados para os clientes, pelo botão Histórico , conforme abaixo.
![](https://www.trustcode.com.br/web/image/59399/historicocobran%C3%A7a.png?access_token=f8926561-e720-445d-b8dc-60daeeba677f)
Histórico de e-mails.
Criando notas e lembretes para futuras cobranças
Para que
sejam criados notificações e avisos futuros para relembrar a equipe
financeira de cobrar determinados clientes, utilize o botão Deixar Nota, onde possibilita que seja agendado uma mensagem de lembrete para uma data no futuro, conforme abaixo.
![](https://www.trustcode.com.br/web/image/59402/notafuturo.png?access_token=e313887e-c004-477f-90bc-e32d433d549b)
Nota para o futuro.