Cobrando pagamentos atrasados Odoo v12

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Para que seja feito a cobrança de clientes com pagamentos em atraso, utiliza-se uma função dentro do módulo de Faturamento, chamado Situação de Cliente. Essa funcionalidade é apenas disponível na versão do Odoo Enterprise.


Situação do Cliente

Ao acessar o menu Faturamento ‣ Vendas ‣ Cobrança ‣ Situação do Cliente (Customer Statements) é apresentado uma tela com todos os clientes que possuem faturas em aberto dentro do sistema, conforme exemplo abaixo:

Cliente com faturas em atraso.


Enviando e-mail para clientes inadimplentes

Para enviar e-mails de cobrança para determinados clientes, primeiro escreva um template de mensagem para o seu e-mail e depois apenas clique no botão Enviar por E-mail.

Envio de e-mail para cobrança.

O Odoo irá mostrar a mensagem personalizada e também as informações das faturas em aberto no sistema em nome do cliente em questão. Além disso, no momento que é enviado este e-mail de cobrança, o sistema registra, no cadastro do cliente, uma anotação com este e-mail e todos os e-mails de resposta. 

Nota no cadastro do cliente que confirma envio de e-mail.

Também é possível acessar o histórico de e-mails enviados para os clientes, pelo botão Histórico , conforme abaixo.

Histórico de e-mails.


Criando notas e lembretes para futuras cobranças

Para que sejam criados notificações e avisos futuros para relembrar a equipe financeira de cobrar determinados clientes, utilize o botão Deixar Nota, onde possibilita que seja agendado uma mensagem de lembrete para uma data no futuro, conforme abaixo.

Nota para o futuro.


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